PM DE SP PODE BLOQUEAR CELULARES ROUBADOS NA HORA

1 Curiosidades

Policiais militares do estado passaram a ter nos tablets da corporação o aplicativo Google Localizador, que tem o recurso chamado ‘Bloqueio remoto’; ele é capaz de bloquear a tela do celular à distância. Medida faz parte de acordo entre Google e Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da PM de SP.

Ferramenta em aplicativo permite que celular roubado seja bloqueado por PM à distância — Foto: Reprodução/TV Globo

O aplicativo Google Localizador, que permite bloquear remotamente celulares Android roubados ou furtados, começou a ser usado pela Polícia Militar em todo o estado de São Paulo.

No dia 10 de junho, o Google anunciou, durante o Google For Brasil (evento anual no mercado nacional),que a PM de SP teria acesso a uma função antirroubo no Android para ajudar vítimas a bloquear o celular rapidamente.

No evento, a empresa de tecnologia explicou que a medida fazia parte de um acordo entre o Google e a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) da PM de SP.

A ferramenta de bloqueio pode ser acessada pelos donos dos aparelhos até mesmo pelo computador. Mas a ideia da parceria com a PM é que a vítima não precise esperar chegar em casa nem dependa de outra pessoa para fazer o bloqueio após o furto ou roubo.

Com o aplicativo instalado no tablet da corporação, o policial consegue, dentro da viatura, bloquear a tela do aparelho da vítima, rastrear a localização, emitir um alarme e até apagar todos os dados, se necessário.

Em caso de roubo ou furto, o recurso só pode ser usado se estiver ativado no celular Android. Para ativá-lo, siga os passos abaixo:

Proteção contra roubo do Android — Foto: Google
  1. Acesse as “Configurações”;
  2. Selecione “Google”;
  3. Clique em “Todos os Serviços”;
  4. Escolha “Proteção contra roubo” (também pode aparecer como “Segurança do Dispositivo e Proteção contra Roubo”);
  5. Selecione “Bloqueio Remoto” e, então, habilite o botão “Usar o bloqueio remoto”.

FONTE: G1