Na noite de quinta-feira, durante a Feira da Lua, foi lançado o mini documentário “As Seis Artesãs”, que retrata a trajetória de seis mulheres farturenses e a importância do artesanato em suas vidas. A exibição ocorreu em um quiosque exclusivo do projeto Artesanato Fartura.

A produção faz parte de um projeto cultural idealizado por Viviane Furtado e realizado pelo segundo ano consecutivo com recursos da Lei Aldir Blanc, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura e Turismo.
O documentário destaca o trabalho artesanal de mulheres do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), abordando o artesanato como sustento, expressão artística e resistência cultural, incluindo videoaulas.
Exibindo as histórias de Castorina dos Santos, Clotilde Andrade, Dora Mendes, Viviane Furtado, Lucimara Sabino e Claudia Bueno, destaca como o artesanato moldou suas vidas com superação, dedicação e criatividade.

A iniciativa mostra como diferentes expressões artísticas podem dialogar através do audiovisual, unindo memória, técnica e emoção. O trabalho foi dirigido por Bruno Boas e produzido por Bárbara Rosa, do Sabiá Estúdio, nova produtora sediada em Fartura, com foco em branding e produção audiovisual.
Tanto o documentário quanto as videoaulas estão disponíveis gratuitamente no YouTube, ampliando o alcance da ação e reafirmando o compromisso com a valorização do patrimônio imaterial e cultural do município.
