Um dos marcos da fé católica, a encenação da Paixão de Cristo foi realizada na noite de sexta-feira santa, em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, em Fartura, pelos jovens paroquianos. A encenação foi acompanhada pelo pároco padre Blener e religiosos, os quais se emocionaram.

A Via Sacra consiste na prática devocional religiosa na qual os fiéis percorrem, mentalmente e por via de orações próprias, o percurso de Jesus carregando a Cruz desde o Pretório de Pôncio Pilatos até ao Monte Calvário, meditando simultaneamente na Paixão de Cristo.
É o reviver dos últimos momentos da sua vida na Terra, visando percorrer um caminho espiritual e compreender melhor a pessoa de Jesus e o amor que teve por nós a ponto de se entregar para morrer na cruz, sofrendo muito, para que todos nós aprendêssemos o que é verdadeiramente amar.

No decorrer do espetáculo, diversas cenas emocionaram o público, principalmente quando Jesus foi colocado no colo de sua mãe, retratando na pintura do grande artista Michelangelo, denominada Pietá.

A encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo foi um espetáculo montado com muito carinho, emocionando o público presente, dentre as cenas, uma das mais marcantes é quando Verônica, após chorar e lamentar a morte de Cristo, estendeu o Santo Sudário enquanto entoava seu canto de lamento.

Os principais papéis foram representados, tendo em cena Jesus Cristo, Maria, a mãe de Jesus, Pilatos, Barrabás, os dois ladrões, Simão, José de Arimatéia, Verônica, Maria Madalena, Judas, Pedro. Após a encenação, aconteceu pelas ruas da cidade a Procissão do Senhor Morto, seguida por dezenas de fiéis.
